Mês de outubro traz série de eventos celestes

O mês de outubro traz uma série de eventos incríveis no céu. Desta quinta (06.10) até o próximo dia 10 acontece a chuva de meteoros Draconid. Serão mais de 40 meteoros “chovendo” por hora, mas, infelizmente, o reflexo da Lua vai bloquear o brilho da maioria dos principais meteoros. Mesmo assim, em lugares de observação mais altos e de pouca luminosidade da cidade, poderão ser vistos traços depois da meia noite. A observação só não poderá ser vista, conforme informou o Climatempo, nos estados que ficam abaixo do Rio de Janeiro.

De acordo com informações do Climatempo, meteoros são os objetos celestes popularmente conhecidos como “estrelas cadentes”, que são os rastros luminosos proporcionados pela rápida passagem de corpos variados na alta atmosfera terrestre. Esses meteoros são produzidos por pequenos corpos que, gravitando em torno do Sol, ao atingirem em grande velocidade a atmosfera terrestre, tornam-se incandescentes pelo choque com as moléculas de ar, reduzindo-se na maioria a pó antes de alcançarem o solo. Porém, alguns corpos conseguem vencer o calor da fricção e associado a seu tamanho considerável ou uma entrada na atmosfera com velocidade baixa, produzem um aspecto similar a uma bola incandescente no céu. Como resultado, durante a sua passagem, produzem um som intenso e após a sua passagem deixam um rastro de fumaça.

Os corpos que conseguem atingir o chão são chamados de meteoritos (então, fiquem atentos a pedras ‘diferentes’ pelo chão, pois podem ocorrer de encontrar uma pedra espacial por aí). Com uma certa experiência, pode-se encontrar diversos meteoritos após a ocorrência de um meteoro e, principalmente, após a ocorrência de um bólido (corpos rochosos ou ferrosos que, quando adentram na atmosfera, estouram, produzindo estrondo). O valor do grama de um meteorito pode variar de acordo com sua composição química e procedência.

Mais eventos celestes

Outra atração acontece no dia 15 quando Urano entra em oposição. Nesse dia o planeta ficará exatamente na posição oposta ao Sol (na visão da Terra). Este será o melhor momento para vê-lo, mas somente com telescópio potente.

Entre 21 e 22 vem mais chuva de meteoros por aí. Dessa vez será a Orionids que também vai apresentar mais de 40 meteoros por hora em seu pico. Mas, mais uma vez,o reflexo da Lua deve bloquear o brilho da maioria dos principais meteoros, alguns traços poderão ser vistos apenas depois da meia noite e em lugares mais escuros.

(Adriana Nascimento – Space News MT)

Deixe um comentário