Astronauteen – A super-lua

15078654_1073948406056771_5057659828292794509_n

O fenômeno da Superlua já conhecemos, mas, nesta segunda (14/11), ela brilhou ainda mais. A Lua, nosso satélite natural está presente desde os primeiros momentos de vida de nossa bela esfera azul: a Terra. Apesar de distante a Lua influencia diretamente a vida na Terra, uma parceira fiel que está acompanhando nosso pequeno planeta há bilhões de anos.

Com suas crateras brilhantes e planícies escuras encanta a todos que a observam.
Está presente no roteiro de muitas histórias, antes era considerada uma espécie de “Deusa” presente nas mais diversas histórias dos antigos habitantes da Terra, que fixavam as datas de seus rituais de acordo com suas fases; antes ela era vista como objeto sagrado (algo que ditava tudo que ocorria na superfície terrestre). De certa forma atualmente ela não perde esse termo “sagrado”, pois sem a Lua seria quase impossível haver vida na Terra.

Ela influencia diretamente o comportamento, e o movimento de rotação do nosso mundo, equilibrando sua inclinação e seus ciclos, nosso satélite é alvo de muitos estudos.

“Presa” ao abraço gravitacional da Terra, ela vai girando em um movimento sincronizado, parece até uma dança cósmica, mesmo tendo em nosso sistema solar, planetas com mais de 50 satélites, nada supera a beleza da nossa Joia, que brilha e inspira.

A SuperLua ocorre devido um fenômeno chamado Perigeu. Se você leu este nome, se assustou e pensou em abandonar a nave, se acalme, o nome é esquisito, mas é fácil de entender seu significado.

As órbitas não são círculos perfeitos, são elipses, quando ocorre o perigeu é o ponto onde a Lua e nosso planeta estão mais próximos e ela surge ao horizonte espetacular podendo ficar 30% mais brilhante, e esse brilho é poderoso. A Lua cheia movimenta as águas do oceano, os peixes dos rios e a vida na Terra, movimenta pessoas para fora de suas casas e as atraem para olhar o céu. Por isso ela é Astronomicamente especial.

(Maria Gisllany Bezerra – futura Astronauta – Space News MT)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s