II Mini-Circuito de Astronomia acontece dia 8 em Cuiabá

nebulosas_com_assinatura_pablo

No próximo sábado (08.04), aniversário da Capital de Mato Grosso e também Dia Mundial da Astronomia, acontece a segunda edição do II Mini-Circuito de Astronomia “Descobrindo o céu de Cuiabá”, evento organizado pelo Instituto de Física da UFMT, juntamente com a agência de notícias sobre o assunto, Space News MT e o Rotary Club de Cuiabá. A exemplo da primeira edição, que aconteceu em 2016, a programação traz oficinas, palestras, exposição de banners e observação noturna do céu. Para participar é preciso acessar o link AQUI para fazer sua inscrição gratuita.

O professor Elvis Lira, um dos coordenadores do evento, explica que o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Instituto de Física (IF) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Cuiabá, tem realizado uma série de eventos de popularização da ciência e tecnologia. Uma das ações desenvolvidas pelo PIBID/Física, juntamente com os professores do Instituto de Física, foi o Mini-Circuito de Astronomia “Descobrindo o Céu de Cuiabá”. Nesse II evento firmou-se, além dos parceiros citados, uma parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec), o que permitiu ampliar e melhorar o número de oficinas ofertadas, e com a Secretaria de Educação de Cuiabá e o PIBID/LIBRAS, que proporcionará o atendimento de crianças e adolescentes que necessitem de atendimento especial.

Lira disse ainda que, devido à grande procura pelas oficinas na primeira edição, alguns temas se repetem este ano. São eles: Montagem de Foguete de Garrafa PET; Montagem de Nebulosas em Garrafinhas; Descobrindo o Sistema Solar (para crianças de 7 a 10 anos); Montagem de Telescópios Galileanos e; Descobrindo os anéis de Saturno e Fases da Lua (para crianças entre 4 e 7 anos). As novidades de 2017 são as oficinas “Cozinha Estelar” um teatro G’astronômico (para crianças entre 7 e 10 anos); Fenômenos Óticos: Holograma Virtual; Fenômenos Óticos: Google Cardboard e; Fenômenos Óticos: Óculos 3D. Estes para um público a partir dos 12 anos e adultos.

Já os temas das palestras são totalmente novos neste ano. São eles: Maravilhas do Universo; Luz: nossa mais antiga janela para o universo; Astronomia: Uma Visão Geral; Astrobiologia: há vida lá fora?; Ondas gravitacionais: uma nova janela ao universo; Visão além do alcance; Leonardo da Vinci e os anéis de Saturno: caos e ordem no sistema solar; Manchas Solares. (Palestra e oficina) e; O Céu: Sob os tenros olhos da Humanidade.

No fim do dia todos estão convidados a observar o céu noturno com os telescópios que ficarão disponíveis atrás da biblioteca da UFMT entre 18h e 22h. O Instituto de Física fica na Universidade Federal de Mato Grosso. O mapa para chegar pode ser conferido AQUI.

Confira a programação com horários e link de inscrições AQUI.

(Adriana Nascimento – Space News MT)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s