Oficinas ensinam sobre holograma e realidade 3D

 

A garotada vai se divertir aprendendo sobre fenômenos óticos nas oficinas oferecidas no II Mini-Circuito de Astronomia “Descobrindo o céu de Cuiabá”, que acontece no próximo sábado (08) Dia Mundial da Astronomia. São elas: Holograma Virtual, Google Cardboard e Óculos 3D. O evento é gratuito e aberto também a crianças que precisem de ajuda especial. Como as vagas são limitadas, para participar dessas e de outras oficinas e também das palestras é preciso fazer a inscrição no site do evento que pode ser acessado clicando AQUI. Só é preciso tomar cuidado para não se inscrever em mais de uma atividade no mesmo horário.

Das 9 às 10h e das 15h30 às 16h30 acontece a oficina “Fenômenos Óticos –  Holograma Virtual”. Na antiguidade os astros eram observados a olho nu. Com o avanço tecnológico, instrumentos óticos foram criados e aperfeiçoados, aumentando a capacidade sensorial do ser humano. Nessa oficina os participantes aprenderão os princípios físicos envolvidos na formação de imagens em nosso sistema visual, bem como em alguns instrumentos óticos. Aprenderão, ainda, como utilizar esses princípios para criar instrumentos que permitam construir hologramas visuais.

Já a oficina “Fenômenos Óticos – Google Cardboard” acontece somente na parte da tarde, das 14h às 15h. Nesta atividade o participante montará, com materiais de fácil acesso um Google Cardboard (óculos de realidade virtual que utiliza o celular). Para que os óculos funcionem corretamente o participante necessita que seu celular tenha giroscópio.

Outra oficina que atenderá somente em um período é a “Fenômenos Óticos: Óculos 3D”. Nela os participantes aprenderão como utilizar esses princípios para criar instrumentos que nos permitam enxergar uma imagem em 3D além de aprender a construir um óculos 3D com materiais de fácil acesso. O horário dela é das 10h30 às 11h30.

Desde abril de 2016 o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Instituto de Física (IF) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Cuiabá, tem realizado uma série de eventos de popularização da ciência e tecnologia. Uma das ações desenvolvidas pelo PIBID/Física, juntamente com os professores do Instituto de Física, foi o I Mini-Circuito de Astronomia “Descobrindo o Céu de Cuiabá”, em 2016, que se originou de uma parceria entre o Instituto de Física, a agência de notícias sobre Astronomia, Space News MT, e o Rotary Clube de Cuiabá através do astrônomo amador, Paulo Wolkmer. Nesse II Mini Circuito firmou-se, além destes, uma parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECITEC), o que permitiu ampliar e melhorar o número de oficinas ofertadas, e com a Secretaria de Educação de Cuiabá e o PIBID/LIBRAS, que proporcionará o atendimento de crianças e adolescentes que necessitem de atendimento especial. (Adriana Nascimento – Space News MT)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s