Público vai passear pelo universo sem sair de Cuiabá

 

12987033_673331099476384_3994468927741654376_nA popularização da astronomia, ciência tão presente no dia a dia das pessoas (no marcar das horas, no auxílio da previsão do tempo, nos primórdios da navegação e que quase ninguém se dá conta de como tudo isso foi conseguido) é o objetivo do II Mini-Circuito de Astronomia “Descobrindo o céu de Cuiabá”, que acontece no próximo dia 8, no Instituto de Física da UFMT. A participação é gratuita desde que feita a inscrição à atividade pelo site clicando AQUI. Vale destacar que as crianças portadoras de necessidades especiais também são bem-vindas porque todas as atividades das oficinas têm auxiliares para ajudar a inclusão desses pequenos curiosos da astronomia.

Na programação, além das palestras e oficinas com inscrição, quem não conseguir se inscrever ainda pode comparecer ao local e colher conhecimento através da visita aos painéis feitos pelos alunos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid/Física). Os painéis versam sobre os mais variados temas: Sistema solar, evolução estelar, entre outros correlatos. E ainda: visualizar os banners sobre os grandes astrônomos da humanidade, organizado pelo astrônomo amador Paulo Wolkmer, bem como apreciar a apresentação da exposição “Paisagens Cósmicas: Da Terra ao Big Bang” que estará junto com um grande banner sobre o enriquecimento químico do universo. Será possível também fazer foto como se fosse um astronauta em banner específico.

Quem quiser ir além, pode experimentar a sensação de estar no espaço na parte da manhã com os óculos de realidade virtual que serão disponibilizados neste período pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec) uma das parceiras do evento. Os óculos de realidade virtual fazem o visitante sentir a sensação de estar dentro do espaço sideral, vendo de perto planetas e estrelas.

Observação noturna

Outra atividade que não precisa de inscrição é a de “Observação do céu noturno com uso do telescópio”. Coordenada pelos professores doutores, Pablo Solorzano e Denilton Gaio e Wolkmer telescópios serão posicionados no estacionamento atrás da Biblioteca Central da UFMT proporcionando visão do céu a partir de Cuiabá entre 18h e 22h.

Por que astronomia nesta data?

O coordenador do evento, professor Elvis Silva lembra que a construção de um olhar para a astronomia se dá em Cuiabá em pleno aniversário pelo fato deste também ser o Dia Mundial da Astronomia sendo, portanto, uma boa forma de unir ciência e comemoração pelos 298 anos da terra do astrômomo Rondon. Desde abril de 2016 o Pibid do Instituto de Física da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Cuiabá, tem realizado uma série de eventos de popularização da ciência e tecnologia. Uma das ações desenvolvidas pelo PIBID/Física, juntamente com os professores do Instituto de Física, foi o Mini Circuito de Astronomia “Descobrindo o Céu de Cuiabá”, que se originou de uma parceria entre o Instituto de Física, a agência de notícias sobre Astronomia, Space News MT e o Rotary Clube de Cuiabá através do astrônomo amador, Paulo Wolkmer. Nesse II Mini Circuito firmou-se, além destes, uma parceria com a Secitec, o que permitiu ampliar e melhorar o número de oficinas ofertadas, e com a Secretaria de Educação de Cuiabá e o PIBID/LIBRAS, que proporcionará o atendimento de crianças e adolescentes que necessitem de atendimento especial.  (Adriana Nascimento – Space News MT)

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s