Palestra traz o tema Caos e Ordem no Sistema Solar

 

A palestra, “Leonardo Da Vinci e os anéis de Saturno: Caos e ordem no sistema solar”, a ser proferida pelo Prof. Dr. Marcelo Marchiori, dentro do II Mini-Circuito de Astronomia “Descobrindo o céu de Cuiabá”, que acontece no próximo dia 8, no Instituto de Física da UFMT, vai apresentar ao público como se dá a interação entre corpos celestes o que introduz imprevisibilidade em seu comportamento e, por esta razão, o caos reina no universo. No entanto, segundo explica o palestrante, é a natureza complexa destes sistemas que faz emergir, do caos, a ordem. Dar um passo na direção da compreensão de como a regularidade emerge da complexidade é o intuito desta palestra.

De acordo com ele, a complexidade do sistema solar é só uma pequena mostra da complexidade da vida. Entender como os padrões regulares emergem de uma teia de interações extremamente complicadas é uma tarefa ainda em andamento e requer esforços de cientistas com conhecimento muito especializado. “Ainda assim, é possível, e essencial, levar este conhecimento ao público geral, para que se dê acesso ao poder da ciência em nossas vidas”, frisa o professor.

Como exemplo ele cita a Teoria da Complexidade, que tenta explicar a origem de sistemas estáveis onde parece existir somente aleatoriedade e caos é comumente mal interpretada fora e dentro dos círculos acadêmicos. Isto acontece, principalmente, porque existe uma lacuna entre o cuidado com a produção intelectual e o cuidado com a divulgação dos resultados ao público geral e é isso que deve ser solucionado.

A palestra será então uma maneira de viajar por entre os pilares da teoria da complexidade. “Através de uma surpreendente conexão entre as artes e a física teórica desenvolvida nas últimas décadas, é uma oportunidade de entender a emergência da ordem a partir do caos”, garante Marchiori.

Inscrições

Os organizadores do evento salientam que a apresentação desta palestra ocorrerá em dois horários distintos. Se for se inscrever em outras atividades, tenha cuidado para não se inscrever em duas ou mais atividades que possam ocorrer no mesmo horário ou na mesma atividade em dois horários diferentes. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no endereço https://sites.google.com/fisica.ufmt.br/eventoastronomia .

O evento

A busca pela popularização da astronomia através da realização deste evento em conjunto com a comemoração do aniversário de Cuiabá e dos 45 anos do Instituto de Física da UFMT bem como Dia Mundial da Astronomia é possível pelo Pibid/Física, juntamente com os professores do Instituto de Física, em parceria com a agência de notícias sobre Astronomia, Space News MT e o Rotary Clube de Cuiabá através do astrônomo amador, Paulo Wolkmer. Nesse II Mini Circuito firmou-se, além destes, uma parceria com a Secitec, Secretaria de Educação de Cuiabá e o PIBID/LIBRAS, que proporcionará o atendimento de crianças e adolescentes que necessitem de atendimento especial.  (Adriana Nascimento – Space News MT)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s